O contato com a natureza muitas vezes é tão gostoso quanto raro hoje em dia. Por isso (entre várias outras razões), Penedo é um lugar especial. Nossa charmosa cidade também é dotada de belezas naturais, e é só descobrir as formas de buscar esse contato que mais combinam com você. Uma opção agradável e saudável é a trilha; e por aqui temos várias.
Para quem é desse time que gosta das caminhadas, listamos aqui quatro trilhas que você vai amar fazer em Penedo. Nenhuma delas é de alta dificuldade. Todas são tranquilas, com trajetos de no máximo 40 minutos, para você poder se concentrar em duas coisas: relaxar e aproveitar a natureza.
Nossas dicas:
Pico do Penedinho
Extensão: 1270 metros (ida e volta)
Tempo de travessia estimado: 30-40 minutos (ida e volta)
Na provavelmente mais famosa das trilhas de Penedo o visitante é recompensado com uma vista estonteante, com a Serra em destaque, além de Resende e Itatiaia vistas do alto. De lá você também poderá observar e Pedra do Ovo e o Gigante – tem gente que acredita, equivocadamente, que esse seja o Pico das Agulhas Negras.
Não é uma trilha difícil, apesar de não possuir sombras no percurso. Dura cerca de 20 minutos e é bem sinalizada. Lá para a metade do percurso tem uma bica d’água. É uma trilha considerada “autoguiada”, ou seja, a menos que você queira, não é necessário contratar um guia turístico.
Atenção: a trilha fica em local particular, e é aberta para visitações mediante autorização. Essa liberação pode ser obtida, de graça, na Casa de Chocolate – tradicional (e delicioso) estabelecimento comercial de Penedo. O horário de visitação da trilha é de 9h30 às 12h.
Trilha da Captação
Extensão: 1142 metros (ida e volta)
Tempo de travessia estimado: 40 minutos (ida e volta)
Tem esse nome porque culmina na parte de captação de água da Pousada da Arboretum. É nessa pousada, aliás, que a trilha começa. Com trajeto todo feito por dentro da mata, é rica em variedade de vegetação. Com sorte, dá para dar de cara com alguns tipos lindos de aves da Mata Atlântica.
Vale lembrar que, como também fica em uma propriedade particular, necessita de autorização da Arboretum.
Como dissemos, essas trilhas são tranquilas e bem sinalizadas, mas vale o aviso ao menos para as trilhas de mais de um quilômetro: não se esqueça de usar um calçado apropriado e talvez também seja interessante levar uma mochila com itens como água e alimentos.